Os cursos de pós-graduação em metodologias específicas vão abranger, brevemente, outras áreas de ensino, como a da Biologia, Química, Física e Matemática, à luz da cooperação com Portugal.
O anúncio foi feito esta quinta-feira, 9 de Fevereiro, pela ministra de Estado para a Área Social, Dalva Ringote Allen, durante a abertura oficial do Curso de Mestrado em Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa no Ensino Secundário, do Instituto Superior de Ciências de Educação de Cabinda, que conta com a colaboração da Universidade de Aveiro, de Portugal.
A governante disse que, no âmbito do processo de expansão dos cursos de Mestrado em Metodologias de Ensino, foi, igualmente, abrangida a Faculdade de Serviço Social da Universidade de Luanda, com a abertura do Curso de Intervenção Educativa.
O curso hoje inaugurado enquadra-se no terceiro ciclo de cursos de formação de formadores ao nível de mestrados, sob a égide do Acordo de Cooperação com Portugal, tendo por base o Memorando de Entendimento celebrado entre ambos os países, segundo a ministra de Estado.

A primeira edição, afirmou, abrangeu três cursos de Mestrados em Metodologias de Ensino específicas, designadamente Educação de Infância, Ensino Primário e da Língua Portuguesa para o ensino secundário, tendo contado com o apoio do Instituto Camões (Portugal).
Dalva Ringote Allen reforçou que o Executivo tem o desenvolvimento do capital humano como um dos pilares fundamentais e prioritários, com ênfase para acções focadas nos domínios da educação, da saúde, do emprego, do empreendedorismo, da formação profissional e da ciência, tecnologia e inovação.
A dirigente sublinhou que caberá aos ministérios da Educação e do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação desenvolver, mediante acordos, convénios e demais instrumentos jurídicos, parceria com instituições de reconhecida notoriedade internacional, para a realização dos objectivos e metas preconizadas pelo Executivo no domínio da formação e qualificação do capital.
Dalva Ringote Allen destacou o quão profícua e satisfatória tem sido a cooperação com Portugal no domínio da formação e gestão de docentes, salientando que, com o curso inaugurado hoje no ISCED de Cabinda, colocou-se “mais uma pedra” na solidificação dos compromissos estabelecidos para a formação dos docentes.
“A iniciativa tem permitido, desde a sua primeira edição, a formação de 64 mestres, distribuídos por três especialidades, designadamente Metodologias Específicas de Ensino para a Educação Pré-escolar, o Ensino Primário e o da Língua Portuguesa no Ensino Secundário, nos ISCED da Huíla, Benguela e Luanda”, destacou.
Por sua vez, a governadora da província de Cabinda, Mara Baptista Quiosa, assinalou que os cursos de mestrado representam mais uma aposta na capacitação metodológica de professores do ensino secundário, seguindo a máxima de que “na educação o como ensinar é tão importante quanto o que ensinar”.
Presente no acto, o embaixador de Portugal em Angola, Francisco Alegre Duarte, referiu que a modalidade de apoio adoptada pela Cooperação Portuguesa para este programa reflecte uma crescente confiança nas instituições e nos sistemas públicos angolanos.
Francisco Alegre Duarte assegurou o contínuo empenho de Portugal na formação e capacitação de recursos humanos angolanos, considerando-os “elementos-chave” para o desenvolvimento socioeconómico do país.
“Num momento em que se encontra em discussão o Programa Estratégico de Cooperação entre Portugal e Angola para os próximos cinco anos, posso assegurar-vos que o apoio à educação estará sempre presente na nossa relação de cooperação”, concluiu.