Flora

De Norte a Sul, a vegetação e a fauna de Angola podem ser esquematizadas da seguinte maneira:

A floresta húmida subequatorial do Mayombe é caracterizada por uma pequena estação seca de cerca de dois meses (Junho e Julho) e é o habitat do Gorila-ocidental (Gorilla gorilla gorilla), localizado na província de Cabinda.
A floresta húmida e densa, menos densa e extensa do que a do Mayombe, apresenta-se por zonagem à medida que se afasta da floresta subequatorial.
A floresta aberta é um piroclimax que ocupa uma larga extensão do território nacional e cujo estado actual é mantido por via de queimadas anuais programadas. Em função do local, este ecosistema comporta diferentes nomes, sendo o Miombo o mais conhecido.
A floresta aberta é o habitat específico da Palanca Negra Gigante (Hippotragus niger variani), conhecida como Mato de Panda, e vive na Reserva Natural Integral do Luando e no Parque Nacional da Cangandala.
É igualmente o habitat da Pacaça (Syncerus caffer nanus), que se pode encontrar nas províncias de Cuanza Norte, Cuanza Sul e Malanje. É por vezes, também, avistada no norte da Província de Benguela, misturada com manadas de Búfalo Negro (Syncerus caffer caffer). Outro grande animal da floresta aberta é o Javali (Phacochoerusaethiopicus).
A savana é uma zona de transição da floresta aberta para a estepe (ecótono) e pode ser do tipo tropical, montanhosa, pantanosa, temperada e mediterrânea.
As savanas ervosas encontram-se sobre solos arenosos bastante profundos.
As savanas se fomam em áreas de terreno aplainado ou suavelmente ondulado, e a sua composição no que diz respeito à flora e à fauna é bastante diversificada, variando conforme a localização.