Fauna
Em Angola conhecem-se inúmeras espécies espalhadas por várias regiões.
Um animal destaca-se na fauna angolana, o Elefante Africano, de que se distinguem duas espécies:
- O Elefante-da-Savana (Loxodonta Africana) que se encontra nas savanas abertas e arbustivas das Províncias do Bengo, Cuando Cubango, Cunene, Huíla, Luanda, Moxico e Namibe.
- O Elefante-da-Floresta (Loxodonta Ciclotys) nas florestas guinéu-congolesas das províncias do Zaire, Uíge e Cuanza Norte.
As savanas acolhem ainda a Girafa (Giraffa Camelopardalis), ma espécie protegida, que pode ser avistada no Parque da Quiçama, onde também existem os Jacarés (Crocodylidae). De assinalar a presença, na savana, de uma árvore invulgar: o Imbondeiro (Adansonia Digitata).
A Impala-de-Face-Negra (Aepycerus Melampus Petersi), animal endémico de savanas e de estepes, é localizada no sudoeste de Angola nas províncias do Namibe, Huíla e Cunene, nos Parques Nacionais de Iona, do Bicuar e do Mupa.
De destacar também que a particularidade climática engendrou especificidades biológicas. A nível vegetal, o Tumba ou N'tumbo (Welwitschia Mirabilis) é uma especificidade de Angola. Duas subespécies se reconhecem: Welwitschia Mirabilis Subsp. Mirabilis e Welwitschia Mirabilis Subsp. Namibiana.
Considerada uma raridade no mundo, a Welwitschia tem longevidade de 1000 a 2000 anos.
O Parque Nacional do Iona e a Reserva Natural do Namibe albergam o Guelengue-do-Deserto (Oryx Gazella), podendo-se encontrar igualmente a Sul de Benguela. É um animal típico do deserto de Kalahari e nos habitat adjacentes.