Portal Oficial do Governo de Angola
Menu mobile
Presidência
Presidente
Vice-Presidente
Ministros de Estado
Gabinete do Presidente
Inspecção Geral da Administração do Estado
Governo
Ministros
Conselho de Ministro
Governadores Provinciais
Programas de Acção Governativa
Angola
Dados sobre o país
Coordenadas geográficas
Símbolos nacionais
Províncias
Mapa
Clima
Flora
Fauna
Rios
Recursos minerais
Símbolos dos minerais
Mapas de localização
Turismo
Notícias
Discursos
Documentos
Constituição
Legislação
Publicações
Formulários
Decreto
presidenciais
OGE
Despachos
Comunicados
Todos
PT
EN
FR
ES
Notícias
Visualização
Governo
28-06-2026
Fonte: CIPRA
MELHORIA DOS SERVIÇOS
Terminal Fluvial de Passageiros do Soyo entregue à Sogester para gestão
<p>A Empresa Portuária do Soyo (EPS-EP) procedeu à entrega oficial do Terminal Fluvial de Passageiros do Soyo à Sociedade Gestora de Terminais (Sogester), empresa vencedora do concurso público lançado pelo Executivo angolano, em Abril de 2026, para a sua gestão.</p><p>A cerimónia decorreu este sábado, 27 de Junho, nas instalações do terminal e contou com a presença de autoridades locais, representantes do sector dos transportes, entidades públicas e convidados.</p><p>Na abertura do acto, o presidente do Conselho de Administração da Empresa Portuária do Soyo, Fernando Dias, destacou que a entrega do terminal representa um marco importante não apenas para a empresa, mas também para o desenvolvimento do município e da região.</p><p>Segundo o gestor, a nova fase permitirá assegurar serviços de maior qualidade, eficiência, modernização, agilidade operacional e melhores condições de mobilidade para passageiros e operadores.</p><p>Fernando Dias recordou ainda que, durante a inauguração do Terminal Fluvial de Passageiros do Soyo, o ministro dos Transportes, Ricardo Viegas D'Abreu, afirmou que o investimento fazia parte da estratégia do Executivo angolano para minimizar as dificuldades enfrentadas pela população da província de Cabinda na ligação ao restante território nacional, devido à descontinuidade geográfica.</p><p>"Passados quatro anos, podemos afirmar que esta iniciativa do Executivo tem produzido resultados concretos, tem aproximado cada vez mais a província de Cabinda ao resto do país e tem reduzido significativamente as dificuldades no transporte de pessoas e mercadorias", afirmou.</p><p>O presidente do Conselho de Administração acrescentou que a entrega da gestão do terminal à Sogester reforça a confiança de que os objectivos para os quais a infra-estrutura foi concebida serão plenamente alcançados, o que permitirá proporcionar um serviço cada vez mais eficiente e sustentável.</p><p>Por sua vez, o administrador executivo da Sociedade Gestora de Terminais (Sogester), Anatolio Barreiro, agradeceu ao Executivo Angolano pela confiança depositada na empresa e garantiu que a concessionária irá assegurar elevados padrões de qualidade na gestão do terminal.</p><p>O responsável afirmou que a Sogester está comprometida com a manutenção da infra-estrutura, com a melhoria contínua dos serviços prestados e com a garantia de maior segurança, conforto e eficiência no transporte fluvial de passageiros e mercadorias, contribuindo, assim, para o desenvolvimento económico e social da região.</p>