Portal Oficial do Governo de Angola
Menu mobile
Presidência
Presidente
Vice-Presidente
Ministros de Estado
Gabinete do Presidente
Inspecção Geral da Administração do Estado
Governo
Ministros
Conselho de Ministro
Governadores Provinciais
Programas de Acção Governativa
Angola
Dados sobre o país
Coordenadas geográficas
Símbolos nacionais
Províncias
Mapa
Clima
Flora
Fauna
Rios
Recursos minerais
Símbolos dos minerais
Mapas de localização
Turismo
Notícias
Discursos
Documentos
Constituição
Legislação
Publicações
Formulários
Decreto
presidenciais
OGE
Despachos
Comunicados
Todos
PT
EN
FR
ES
Notícias
Visualização
Governo
24-06-2026
Fonte: CIPRA
MULHERES NA DIPLOMACIA
Téte António destaca contributo das angolanas na concretização da política externa de Angola
<p>As mulheres angolanas têm demonstrado, ao longo dos anos, qualidades de liderança, profissionalismo, resiliência e capacidade de negociação que têm contribuído de forma decisiva para a defesa dos interesses nacionais e para a concretização dos objectivos da política externa de Angola.</p><p>O reconhecimento foi expresso esta quarta-feira, 24 de Junho, pelo ministro das Relações Exteriores, Téte António, numa mensagem alusiva ao Dia Internacional das Mulheres na Diplomacia, celebrado anualmente neste dia.</p><p>Na ocasião, Téte António reafirmou o compromisso do Ministério das Relações Exteriores com a promoção da igualdade de oportunidades, a valorização do mérito e o reforço da participação feminina em todos os níveis da diplomacia angolana.</p><p>O governante enalteceu ainda o papel das diplomatas angolanas e de todas as mulheres que representam o país no domínio das relações internacionais, cujo empenho diário constitui uma fonte de inspiração para as novas gerações e um importante contributo para o desenvolvimento sustentável, a paz e a cooperação entre os povos.</p><p>“Às mulheres na diplomacia, expresso o meu profundo apreço e as minhas mais sinceras felicitações”, declarou.</p><p>Instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2022, o Dia Internacional das Mulheres na Diplomacia visa reconhecer o papel fundamental das mulheres na promoção do diálogo, da paz, da cooperação internacional e da compreensão entre os povos.</p><p>A data surgiu também para reforçar o compromisso global com a igualdade de género nos espaços de decisão diplomática.</p>