Saúde
20 Julho de 2021 | 18h07

VACINAÇÃO

Casal Presidencial recebe segunda dose contra COVID-19

O Presidente da República, João Lourenço, e a Primeira-Dama, Ana Dias Lourenço, receberam a segunda dose da vacina russa, Sputnik V, no início da tarde desta terça-feira, 20 de Julho, no Jardim do Palácio Presidencial.


 Após a administração da vacina, o casal presidencial cumpriu com o repouso de 30 minutos, recomendado pelos profissionais de saúde, a quem explicou os sintomas após a recepção da primeira dose, no passado dia 13 de Maio.


De forma descontraída, o Presidente João Lourenço disse que sentiu a garganta seca e a Primeira-Dama uma ligeira dor de cabeça.


 Dos profissionais de saúde, o casal presidencial recebeu informações sobre o processo de vacinação.


No mesmo dia, o Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa, e o presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, acompanhados das respectivas esposas, foram igualmente vacinados com a segunda dose da vacina Sputnik V.


Na ocasião, a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, reiterou que a vacinação faz parte do combate à COVID-19, é uma forma de prevenção secundária segura, gratuita e que salva vidas.


Para Sílvia Lutucuta, o acto do Chefe de Estado, além de ser um dever cívico e patriótico, é um exemplo que deve ser seguido por todos que ainda não foram vacinados, por qualquer receio. Além do apelo à vacinação, recomendou o cumprimento das medidas de biossegurança. "A vacinação não é tudo. Devemos continuar com as medidas de protecção individual e colectiva, usar correctamente a máscara, lavar as mãos com água e sabão, promover o distanciamento e nada de ajuntamentos”, acrescentou.


A ministra da Saúde disse ainda que "devemos continuar a lutar juntos contra a COVID-19, para não termos o efeito nefasto das novas estirpes no nosso país”.