Governo
20 Julho de 2021 | 19h07

SADC

Angola apoia candidato da RDC ao cargo de secretário executivo

Angola vai apoiar o candidato da República Democrática do Congo, Faustin Mukela Luanga, ao cargo de secretário Executivo da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC).

A informação foi avançada por Mazenga Mukanza Didier, enviado Especial do Presidente da República Democrática do Congo (RDC), Félix Tshisekedi, no final da audiência que lhe foi concedida pelo Presidente da República, João Lourenço, nesta terça-feira, 20 de Julho, em Luanda.

"Nós, de facto, estamos contentes porque a sua excelência senhor Presidente da República mostrou-se muito aberto e disse claramente que ira apoiar e corresponder ao pedido de lobby que nós fizemos junto dos outros Estados-membro, para que este nosso desiderato venha de facto a se realizar”, expressou o enviado especial.

Para o cargo de secretário executivo da SADC, concorre Faustin Mukela Luanga, da República Democrática do Congo, e Elias Mpedi Magosi, do Botswana. Um destes dois candidatos finalistas deve ser escolhido no  dia próximo dia 9 de Agosto.

A SADC é uma organização regional, criada em 1992, dedicada à cooperação e integração socio-económica, bem como à cooperação em matéria política e de segurança dos países da África Austral.

A SADC tem como Estados-Membro Angola, Camarões, Moçambique, RDC, Tanzânia, Zimbabwe, Eswatini, África do Sul, Lesotho, Malawi, Madagáscar, Zâmbia, Ilhas Seycheles e Maurícia, Namíbia e Botswana, onde está a sede desta organização.