Governo
22 Fevereiro de 2021 | 19h02

PRESIDENTE JOÃO LOURENÇO INFORMADO SOBRE PLANO DE INTEGRAÇÃO DA CEEAC

O Presidente da República, João Lourenço, foi informado esta segunda-feira, 22 de Fevereiro, sobre o novo Plano de Integração Física da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC) pelo Secretário Executivo da organização, o angolano Gilberto Veríssimo.

Em declarações à imprensa, depois ser recebido em audiência pelo Presidente da República, João Lourenço, o Secretário Executivo disse que o novo Plano de Integração Física da CEEAC visa o desenvolvimento de estradas e caminhos-de-ferro dos países membros desta comunidade, e foi proposto pela República do Congo, que assume a presidência em exercício da organização. 

Gilberto Veríssimo está a viajar pelos 11 países- membro da CEEAC para dar a conhecer a iniciativa e o seu processo de implementação. 

Nesse percurso, contou que levou mais de oito horas para sair de Libreville para Brazzaville, quando devia fazer menos, se as condições das estradas e de comunicação fossem melhores. 

Este tipo de transtorno identificado no percurso entre os países- membro da CEEAC poderá ser resolvido com a implementação do Plano de Integração Física da organização, segundo o Secretário Executivo, Gilberto Veríssimo.  

A CEEAC, criada em Libreville, Gabão, em 1983, tem como objectivos a promoção da cooperação e do desenvolvimento auto-sustentável dos países-membro, particularmente a estabilidade económica e melhoria da qualidade de vida da população.  

Além de Angola, fazem parte da CEEAC o Burundi, Camarões, República Centro-Africana, Tchad, República do Congo, República Democrática do Congo, Rwanda, Guiné Equatorial e Gabão e São Tomé e Príncipe.