Em declarações à imprensa, depois ser recebido em audiência pelo Presidente da República, João Lourenço, o Secretário Executivo disse que o novo Plano de Integração Física da CEEAC visa o desenvolvimento de estradas e caminhos-de-ferro dos países membros desta comunidade, e foi proposto pela República do Congo, que assume a presidência em exercício da organização.
Gilberto Veríssimo está a viajar pelos 11 países- membro da CEEAC para dar a conhecer a iniciativa e o seu processo de implementação.
Nesse percurso, contou que levou mais de oito horas para sair de Libreville para Brazzaville, quando devia fazer menos, se as condições das estradas e de comunicação fossem melhores.
Este tipo de transtorno identificado no percurso entre os países- membro da CEEAC poderá ser resolvido com a implementação do Plano de Integração Física da organização, segundo o Secretário Executivo, Gilberto Veríssimo.
A CEEAC, criada em Libreville, Gabão, em 1983, tem como objectivos a promoção da cooperação e do desenvolvimento auto-sustentável dos países-membro, particularmente a estabilidade económica e melhoria da qualidade de vida da população.
Além de Angola, fazem parte da CEEAC o Burundi, Camarões, República Centro-Africana, Tchad, República do Congo, República Democrática do Congo, Rwanda, Guiné Equatorial e Gabão e São Tomé e Príncipe.