Governo
23 Fevereiro de 2021 | 17h02

PRESIDENTE JOÃO LOURENÇO ACTUALIZADO SOBRE SITUAÇÃO POLÍTICA NA RCA

O Presidente da República, João Lourenço, tomou conhecimento das iniciativas em curso pela Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos (CIRGL) para melhorar a situação política e de segurança na República Centro Africana (RCA).

A ministra dos Negócios Estrangeiros da República Centro-Africana, Baipo Temom Sylvie, recebida em audiência esta terça-feira, 23 de Fevereiro, pelo Presidente João Lourenço, transmitiu a posição do Presidente Faustin Touadera sobre o trabalho que está a ser realizado na RCA, para a alcance da estabilidade interna.

De acordo com a diplomata centro-africana, o Presidente Faustin Touadera considera haver pouco tempo para a conclusão das concertações internas que devem ser apresentadas na próxima Mini-Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos (CIRGL), a ser preparada em Luanda.

Na primeira Mini-Cimeira, os Chefes de Estados concordaram não permitir que o poder na República Centro-Africana (RCA) seja tomado pelos actores que se opõem aos resultados das eleições realizadas no dia 27 de Dezembro, que proclamaram Faustin Touadera como Presidente eleito.