Governo
30 Junho de 2021 | 11h06

GOVERNO DECIDE SUBVENCIONAR FERTILIZANTES ATÉ 35 POR CENTO

O Governo vai subvencionar o preço dos fertilizantes até 35 por cento, para que seja comercializado a preço mais acessível.

Numa primeira fase, cerca de 17 mil milhões de kwanzas serão alocados ao Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA), para realizar as operações de subvenção.

A medida foi a provada esta terça-feira, 29 de Junho, em Luanda, na sexta reunião ordinária da Comissão Económica do Conselho de Ministros, orientada pelo Presidente da República, João Lourenço.

Segundo o ministro da Agricultura e Pescas, António de Assis, os produtores terão uma subvenção de até 35 por cento do preço real do mercado e só pagarão o diferencial. O FADA, por sua vez, pagará aos empresários o valor que for acordado em leilão.

A medida de subvenção consta das políticas para redução do preço de venda ao público dos fertilizantes para a Campanha Agrícola de 2021, que visam salvaguardar as conquistas já alcançadas no sector, através da disponibilização deste produto em quantidade e a preços mais acessíveis para os agricultores.

António de Assis disse que o objetivo principal é tornar mais fácil a vida dos produtores, principalmente dos que praticam agricultura familiar, que neste último ano agrícola atravessaram dificuldades devido ao clima, excesso de chuvas, estiagens prolongadas e ataques de pragas, tendo prejudicado a produção final e o rendimento.

O titular do sector da Agricultura e Pescas referiu que a medida, há muito tempo esperada pelos produtores agrícola, tem ainda como objectivo o aumento da produção e dos rendimentos das famílias que se dedicam a esta actividade.