Governo
30 Abril de 2021 | 18h04

CONSELHO EUROPEU

Elogiado processo de vacinação no país

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, reconheceu o engajamento de Angola no combate à COVID-19 e elogiou o processo de vacinação em curso no país.

No encontro com o Presidente da República, João Lourenço, esta sexta-feira, 30 de Abril, em Luanda, Charles Michel manifestou o desejo de ver Angola com maior acesso às vacinas e disse que a União Europeia quer trabalhar com os seus parceiros internacionais para acelerar a produção de vacinas e melhorar o seu sistema de abastecimento.

"Estamos engajados em melhorar esse sistema de abastecimento de vacinas, porque teremos uma deficiência muito grave, se esse sistema de distribuição não for bem adequado”, acrescentou.

O presidente do Conselho Europeu defendeu o aprofundamento das relações entre Angola e a União Europeia, bem como a definição de um quadro de objectivos.

Charles Michael quer também apoiar as reformas no sector económico, para favorecer a diversificação da economia e a atração de investidores internacionais privados.

"Isso traduz as relações que nós desejamos entre a União Europeias e a África, de forma geral, para que se reforce este sector privado na sua capacidade de inovar e distribuir da melhor forma as inteligências para o bem da economia”, reforçou.

O presidente do Conselho Europeu reconheceu ainda o engajamento do Chefe de Estado angolano na busca de soluções consensuais para a paz e a estabilidade regional.

Charles Michel é a favor de uma aliança entre a União Europeia e a União Africana para a garantia da segurança, estabilidade e do progresso social dos países das duas organizações continentais.

"Este deve ser o nosso engajamento para que essas bases sejam fidedignas e melhor desenvolvidas seja em África, como na União Europeia”, frisou.