Os taxistas, levando ou não passageiros nas suas viaturas, devem usar máscara facial. Os outros automobilistas não têm essa obrigação quando estiverem sozinhos.
O ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida, fez esse esclarecimento esta quarta-feira, 9 de Setembro, em conferência de imprensa, por verificar muitos cidadãos, principalmente taxistas, sem uso de máscara nas suas viaturas e na via pública, 24 horas depois de apresentar as novas medidas excepcionais e temporárias a vigorar nos próximos 30 dias, ainda sob Situação de Calamidade Pública.
Adão de Almeida disse que foi determinado o uso obrigatório de máscara na via pública, nos espaços fechados de acesso público, nos transportes públicos, na venda ambulante e nos mercados, para reduzir o risco de contágio da doença nestes locais.
"Essa obrigatoriedade resulta não tanto de uma vontade simples de obrigar, mas de um sentimento de que a sua utilização é útil para todos nós”, acrescentou.
O ministro de Estado explicou que o governo optou por aligeirar as medidas de combate à COVID-19 apenas em alguns sectores, sem quer privilegiar este ou aquele, para não perder o controlo da situação.
"Não podemos abrir muitas frentes ao mesmo tempo, porque é importante continuar a agir, de modo que o nosso objectivo principal seja salvaguardado”, esclareceu.