Saúde
10 Setembro de 2020 | 14h09

Com ou sem passageiros

Taxistas devem usar máscara

Os taxistas, levando ou não passageiros nas suas viaturas, devem usar máscara facial. Os outros automobilistas não têm essa obrigação quando estiverem sozinhos.

O ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida, fez esse esclarecimento esta quarta-feira, 9 de Setembro, em conferência de imprensa, por verificar muitos cidadãos, principalmente taxistas, sem uso de máscara nas suas viaturas e na via pública, 24 horas depois de apresentar as novas medidas excepcionais e temporárias a vigorar nos próximos 30 dias, ainda sob Situação de Calamidade Pública. 

Adão de Almeida disse que foi determinado o uso obrigatório de máscara na via pública, nos espaços fechados de acesso público, nos transportes públicos, na venda ambulante e nos mercados, para reduzir o risco de contágio da doença nestes locais. 

"Essa obrigatoriedade resulta não tanto de uma vontade simples de obrigar, mas de um sentimento de que a sua utilização é útil para todos nós”, acrescentou. 

O ministro de Estado explicou que o governo optou por aligeirar as medidas de combate à COVID-19 apenas em alguns sectores, sem quer privilegiar este ou aquele, para não perder o controlo da situação.  

"Não podemos abrir muitas frentes ao mesmo tempo, porque é importante continuar a agir, de modo que o nosso objectivo principal seja salvaguardado”, esclareceu.