Governo
06 Maio de 2021 | 20h05

AUDIÊNCIA

Presidente da República informado sobre situação política do Tchad

O Presidente da República, João Lourenço, foi informado sobre a actual situação política na República do Tchad, pelo Chefe da Casa Civil, Abdel  Déby Itno, recebido em audiência esta quinta-feira, 6 de Maio, no Palácio Presidencial, em Luanda.

Abdel  Déby Itno foi portador de uma mensagem do Presidente do Conselho Militar de Transição do Tchad, Mahamat Idriss Déby, dirigida ao Presidente da República, João Lourenço.

O enviado especial disse que a República do Tchad atravessa uma situação de crise com a morte do seu Presidente Idriss Déby, mas o Conselho Militar de Transição está focado na promoção do diálogo, no sentido de ter uma transição pacífica e eleições para o regresso à normalidade.

Abdel  Déby Itno disse que o Tchad pretende ter encontros com diferentes Chefes de Estado da região para informá-los sobre os acontecimentos que tiveram lugar no Tchad e sobre o processo de transição em curso, de modo a obter conselhos de países parceiros como Angola.

"Como sabem, o Presidente Idriss Déby e o Presidente João Lourenço tiveram boas relações a nível pessoal, mas também transcenderam a nível dos países. São essas relações que nós queremos capitalizar, disse.

Depois da morte do Presidente do Tchad, o Conselho Militar de Transição passou a governar o país.