governo.gov.ao

Perfil do Secretário

Luís Fernando

Secretário do Presidente da República para os Assuntos de Comunicação Institucional e Imprensa

Nasceu na aldeia de Tomessa, província do Uíge - Angola, no dia 1 de Outubro de  1961. 

Trabalhou por mais de década e meia na Rádio Nacional de Angola, ocupando na emissora pública vários cargos. Sucessivamente sub-chefe de Redacção, Re-Writer, correspondente em Havana e director de Informaçãonistro de Estado para a Coordenação Económica. Durante 12 anos foi director geral do Jornal de Angola.
Dirigiu o semanário O PAÍS (hoje publicação diária) por 5 anos, desde a sua fundação em 2008. Foi Administrador Executivo do grupo Media Nova, proprietário da TV Zimbo, Rádio Mais, EXAME Angola e O PAÍS. 

Como jornalista, teve ainda colaboração dispersa por numerosos títulos tanto no país como no estrangeiro (Jornal Desportivo Militar, revista O Golo, Agência Angola Press, TPA, O Diário – Portugal- e Deutsche Welle, Alemanha). 

Venceu em 2011 o Prémio Maboque de Jornalismo. 

Em 2009 foi admitido como membro da União dos Escritores Angolanos (UEA) depois de dez anos a publicar com regularidade. Noventa Palavras é o seu primeiro livro e data de 1999. 

Publicou outras obras, a saber:  A Saúde do Morto; Antes do Quarto; João Kyomba em Nova Iorque; Clandestinos no Paraíso; A Cidade e as Duas Órfãs Malditas; Um Ano de Vida; Dois Anos de Vida; Três Anos de Vida; Letras na Brasa; Silêncio na Aldeia; Angola: Memórias da Transição Política – De José Eduardo dos Santos a João Lourenço. 

Em co-autoria com o escritor português Eduardo Águaboa escreveu o livro Taras de Luanda.

Participação nas antologias Angola 40 anos 40 Contos 40 Autores (editorial Mayamba), Estórias Além do Tempo e Pássaros de Asas Abertas (UEA) e Um Canto de Amor a Gabriel García Márquez (edição de Alfred Assis, poeta chileno). 

Tem no prelo Quatro Anos de Vida; Cinco Anos de Vida; Seis Anos de Vida| Sete Anos de Vida; Oito Anos de Vida; Nove Anos de Vida; Dez Anos de Vida (crónicas); Um Padre no Hotel (contos); Andanças (crónicas de viagem).