Portal Oficial do Governo da República de Angola
soc

Presidente visita novo banco de urgência do Hospital Pediátrico de Luanda

O ambiente desolador e condições sub-humanas, que se registavam no banco de urgência do Hospital Pediátrico de Luanda, conhece seu término com a abertura de uma nova unidade, visitada neste sábado, 27, pelo Presidente da República, João Lou... Ver mais


O novo serviço de urgência comporta:



- Edifício 1: Triagem, Emergência, Cuidados Intensivos, Serviço de Imagiologia, Laboratórios, Internamento de Curta Duração.



- Edifico 2: Consulta Externa e Hospital Dia



- Edifício 3: Área social para os profissionais



- Edifico 4: Albergue para acompanhantes dos pacientes, que põe fim à aglomeração de familiares de doentes no exterior do Hospital Pediátrico.



O Complexo visitado pelo Presidente da República tem uma capacidade de 135 camas, 47 de suporte intensivo, incluindo 19 de Neonatologia e seis Incubadoras, destas 3 com Aparelho de Fototerapia.



Cada leito das Enfermarias de Emergência e Cuidados Intensivos, estão equipados com ventilador, monitor, bombas e seringas infusoras.



A nível dos exames complementares de diagnóstico, a Imagiologia conta com RX portátil e brevemente com um aparelho de TAC já encomendado, um Laboratório de Hematologia/Bioquímica/Microbiologia e outro de Virologia (identificação dos vírus respiratórios). Conta ainda com o Serviço de Hemoterapia, Farmácia Interna e Externa.



O novo serviço é constituído por 13 Médicos, 50 Enfermeiros, 18 Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica; 22 de Apoio Hospitalar e 11 do regime Geral.



Além da vertente assistencial, a nova unidade que homenageia os médicos Paulo Adão de Campo, Victoria do Espírito Santo e Luís Bernardinho passa a ser responsável pela formação dos novos profissionais admitidos, bem como dos profissionais de outras instituições, para melhoria do atendimento das crianças nas diferentes localidades e níveis de atenção.



O Presidente da República afirmou que as instalações novas orgulham a todos os angolanos e admitiu a construção de instalações idênticas noutras regiões do país. “Instalações tão bem equipadas não podem estar só em Luanda, sob pena de serem rapidamente sobrelotadas e degradadas”, referiu.



A abertura de um novo serviço de urgência surge na sequência da visita do Presidente da República, a 12 de Maio de 2018, ao antigo banco de urgência do hospital, onde as condições eram bastante desoladoras, ao ponto de um leito ser ocupado por mais de duas crianças.



A 28 de Novembro de 2019, a Primeira-Dama voltou a visitar o hospital e viu a magnitude das dificuldades por que passavam os pacientes e o pessoal médico, numa unidade que visa restituir saúde e sorriso a crianças.



O antigo banco de urgência é de construção precária, adaptada da antiga morgue do Hospital Maria Pia, apresentando-se sempre sobrelotado (muitas vezes com duas crianças na mesma cama), acrescida às péssimas condições de trabalho, que mesmo com esforço sobre-humano dos profissionais, não era um ambiente acolhedor nem condigno para atender às crianças.



O Hospital Pediátrico David Bernardino (HPDB) presta cuidados de saúde preventiva, curativa e de reabilitação às crianças com patologias de média e alta complexidade, por meio de uma política de investigação, formação permanente do pessoal e uso de tecnologias adequadas.



O Hospital, que até ontem contava com uma capacidade de 422 camas, passa a ter 557 leitos.