Portal Oficial do Governo da República de Angola
Governo

Presidente da República inicia visita ao Estado Vaticano

O Presidente da República, João Lourenço, começa esta terça-feira, 12, a visita ao Estado do Vaticano, depois de passar a noite já em Itália, onde chegou ontem um pouco acima das 18 horas.


O encontro do Presidente com o Chefe da Igreja Católica está agendado para às 10 horas. O Papa Francisco e João Lourenço vão apreciar os pontos mais interessantes da relação de confiança entre os dois Estados, muito estimada pela Santa Sé, segundo informações prestadas ao Presidente angolano.



Os assuntos de maior preocupação da política internacional, o fenómeno das migrações, o comércio livre, a liberdade de expressão e afirmação da fé pela livre escolha e o direito dos católicos, em particular em Angola, vão dominar a conversa, designada no Vaticano por audiência papal.



Amanhã, quarta-feira, 13, o Presidente da República rende uma homenagem ao primeiro embaixador do Reino do Congo junto da Santa Sé, depositando uma coroa de flores na sepultura de Dom António Manuel Nvunda “Negrita”.



Outro momento reservado para o dia de quarta-feira, no programa de visita é uma passagem do Presidente João Lourenço pelos monumentos mais emblemáticos do Vaticano, como a Basílica de São Pedro e a Capela Sistina, famosa esta última pelos frescos pintados por grandes génios do período Renascentista como Michelangelo, Rafael e Sandro Boticelli. 



O regresso do Chefe de Estado ao país está previsto para quinta-feira, dia 14.



Antes de partir rumo ao Vaticano, o Presidente João Lourenço participou do programa de celebrações dos 44 anos da Independência Nacional depositando uma coroa de flores na estátua do primeiro Presidente da República de Angola e Fundador da Nação, o Dr. António Agostinho Neto, no Largo da Independência.