Portal Oficial do Governo da República de Angola
Governo

Angola e Zâmbia assinam memorando no domínio da migração

As repúblicas de Angola e da Zâmbia assinaram esta quarta-feira, 6, em Luanda, um memorando de entendimento no domínio da migração, que visa assegurar a integridade da fronteira entre os dois países.


O instrumento jurídico prevê  também o aprofundamento da cooperação no domínio do combate ao tráfico de drogas,  emigração ilegal, crimes transfronteiriços e a melhoria dos acordos de supressão de visto existentes entre ambos os Estados.



Assinaram o documento, que aconteceu à margem do encerramento da 32ª reunião da Comissão Mista Permanente de Defesa e Segurança Angola/Zâmbia, os ministros do Interior de Angola, Eugénio Laborinho, e da Defesa da Zâmbia, Davies Chamas.



No encerramento da reunião, o ministro da Defesa Nacional, Salviano de Jesus Sequeira, defendeu a adequação e melhoria progressiva dos mecanismos de troca de informação estratégica e operacional, com o objectivo de se obter uma dimensão mais ampla das actividades criminosas.



Para si, as partes devem adoptar métodos mais consistentes e exequíveis para inviabilizar todas as acções que perturbem a paz e a circulação de pessoas e bens ao longo da fronteira comum.



Já no comunicado final, as partes comprometem-se a intensificar esforços para combater os crimes transfronteiriços, incluindo o terrorismo, o tráfico de armas de fogo, a caça furtiva, entre outros.



Acordam igualmente abordar as causas das alterações climáticas, produzir regulamentação que visa a exploração adequada do ambiente, bem como combater a desflorestação e o comércio ilegal de madeira.



Angop