Portal Oficial do Governo da República de Angola
Governo

Presidente visita Museu Nacional do Qatar

O Presidente da República, João Lourenço, visitou neste domingo, 8, o Museu Nacional do Qatar, onde foi informado sobre o objecto social e cultural do simbolismo da geografia física, humana e económica deste projecto arquitectónico erguido ... Ver mais


Depois da visita guiada às instalações inauguradas a 28 de Março deste ano, o estadista angolano despediu-se dos membros da direcção do monumento de arte a céu aberto, projectado pelo arquitecto francês Jean Nouvel.



O Presidente da República além de ter visitado a Fundação Qatar e um dos estádios que vão albergar jogos do Mundial 2022, visitou igualmente a Biblioteca Nacional do Qatar, que possui mais de um milhão de livros, sendo 850 mil em físico e 300 mil em formato digital.



Quanto ao Museu, consta que o seu arquitecto sempre idealizou a quem se deslocasse ao "sítio" ter uma experiência sensorial para se sentir no deserto ou no mar.



A estrutura simboliza os mistérios do deserto e sugere padrão entrelaçado que representa as rosas encontradas nele, por isso se acredita que este "ícone é a expressão concreta do processo de identificação do Qatar".



Em Março, na inauguração, Jean Nouvel explicou a essência da obra, relacionando-a com a geografia física, humana e económica do país, juntamente com a sua história.



Angop