Portal Oficial do Governo da República de Angola
Ambiente

Ministério leva à consulta pública Central de resíduos

O Ministério do Ambiente submeteu, quarta-feira, 07 de Agosto, a consulta pública do projecto de uma Central de Tratamento e Valorização de Resíduos, no quadro da necessidade de se proceder um Estudo de Impacto Ambiental ... Ver mais


Trata-se da construção  de uma  infra-estrutura para  a gestão  de resíduos  sólidos  urbanos  (RSU)  que  vai contemplar  um aterro  sanitário  e  diversas  componentes  de  apoio  a esta Central, cuja consulta decorre  até o dia 30  deste mês de  Agosto.



O projecto que vai  merecer, de igual modo,  uma avaliação de impacto e licenciamento ambiental será  implementado  no município  de  Belas, em Luanda,  numa superfície  de 123  hectares, uma  empreitada que  prevê  cria 180 novos postos de trabalho.



O referido aterro sanitário destina-se a deposição final dos resíduos sólidos urbanos que não forem reciclados ou reaproveitados, estando previstas, também, áreas de valorização, preparação e reaproveitamento dos resíduos.



Colher opinião pública, sobretudo da área onde se vai implementar o projecto, seu impacto na  vida da população, são entre outros os objectivos  que se pretende com a  consulta  junto da  sociedade.



Espera-se com este projecto, contribuir para a resolução do tratamento do lixo em Luanda,  prevendo-se que seja uma solução ambiental  adequada, para eliminar  a  exposição de  resíduos  na via pública.



O País dispõem de aterros sanitários, mas sem  infra-estruturas para o tratamento  final dos resíduos, uma  situação  que preocupa o Executivo  angolano, que já  busca  soluções para contrapor  a  actual  situação.



Com o pré-tratamento e reaproveitamento dos resíduos, está previsto a reciclagem dos  mesmo como sucatas e plásticos. 



No entretanto o Ministério do Ambiente dispõem  do  endereço  electrónico licenciamento.ambiental.angola@hotmail.com , para  a  recepção de  contribuições  em  torno deste projecto, por parte  da sociedade.