Portal Oficial do Governo da República de Angola
Economia

Descoberto poço de petróleo com 250 milhões de barris

A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG) e a italiana ENI, anunciaram esta terça-feira, 14, a descoberta em águas profundas do Bloco 15/06, um poço de petróleo com reservas de entre 150 e 250 milhões de barris.


O poço que levou à descoberta foi perfurado no prospecto de exploração Ndungu, localizado a cerca de 130 quilómetros da costa, uns dez quilómetros a nordeste da Unidade Flutuante de Produção e Armazenamento (FPSO) de N’goma e a dois do campo de produção de Mpungi. Foi perfurado pelo navio-sonda “Poseidon” à profundidade de 1.076 metros, dando a indicação de uma capacidade de produção para o fluxo do poço de mais de dez mil barris de petróleo por dia.



A ANPG considera que o poço Ndungu representa a primeira importante descoberta de petróleo feita em Angola dentro de uma área de desenvolvimento já existente e confirma a importância da recente oportunidade dada pelo Decreto Legislativo Presidencial Nº 5/18, de 18 de Maio. O decreto estabelece o regime jurídico sobre as actividades de pesquisa dentro das áreas de desenvolvimento, dando suporte legal à estratégia de exploração dos campos marginais, uma alternativa à ocorrência de novas áreas de desenvolvimento.



Jornal de Angola