Portal Oficial do Governo da República de Angola
Governo

“Notícias do Palácio” quebra mitos e tabus

Várias pessoas compareceram esta segunda-feira, 5, ao Memorial António Agostinho Neto, em Luanda, na sessão de lançamento do livro “Notícias do Palácio - O primeiro ano de mandato do Presidente João Lourenço”, do escritor, jornalista e secr... Ver mais


Familiares, amigos, colegas, académicos e várias entidades do Estado encheram o auditório do Memorial Dr. António Agostinho Neto, onde assistiram ao lançamento do livro, numa cerimónia apresentada pelo jornalista Ernesto Bartolomeu. 



O sociólogo e director do Instituto Superior do Serviço Social de Angola, Laurindo Vieira, apresentou a obra, que descreveu como “uma autêntica descrição da realidade social e política do primeiro ano de mandato do Presidente da República, João Lourenço”.



Laurindo Vieira disse que o livro “é de fácil leitura”, com uma beleza linguística e deve ser lido e não resumido.



O apresentador do livro considerou “acto louvável” do Presidente da República permitir a publicação de um livro sobre o que se passa no Palácio Presidencial. 



A publicação de “Notícias do Palácio - O primeiro ano de mandato do Presidente João Lourenço”, acrescentou, quebrou mitos e tabus. “Como é que se saberia que o Presidente tem vários gabinetes no Palácio e que cada gabinete tem uma secretária?”, questionou-se Laurindo Vieira, sublinhando a importância da publicação de factos que ocorrem no Palácio. “É um documento que marca a forma de dar a conhecer várias coisas que ocorrem no Palácio”, disse.



Acompanhado da esposa, Paula Fernando e uma das filhas, Paula Cecília, Luís Fernando agradece à família pelo apoio que tem recebido e a todos quantos apareceram na cerimónia.



Luís Fernando disse que “o livro não tem segredo de Estado e que qualquer jornalista que acompanhasse o Presidente da República poderia escrever um livro igual”.



O autor contou que escreveu o livro em vários momentos e sítios dentro e fora do país, durante as deslocações do Presidente da República. 



Arlindo Isabel, editor do livro, agradeceu ao autor da obra por apostar na Mayamba Editora.



Notícias do Palácio - O primeiro ano de mandato do Presidente João Lourenço” contém 473 páginas e retrata os vários momentos da actividade presidencial, desde a tomada de posse do Presidente João Lourenço.



O livro descreve também a vida no Palácio Presidencial com destaque para uma entrevista ao funcionário mais antigo, desde o tempo de Agostinho Neto até à presente data. 



O secretário de Estado da Comunicação Social, Celso Malavoloneke, disse que Luís Fernando quebrou o tabu de que quem ocupa cargo de Estado, ao escrever, estaria a revelar segredos de Estado e que só se escreve sobre a actividade exercida depois de cessar as funções.



Jornal de Angola