Portal Oficial do Governo da República de Angola
Governo

Chefe de Estado informado sobre eleições na RDC

O Chefe de Estado, João Lourenço, recebeu esta segunda-feira, 5, em Luanda, o enviado especial do Presidente da República do Congo, Monjo Richard, que mostrou-se convicto que as eleições no seu país, marcadas para o dia 23 de Dezembro, vão... Ver mais


Na ocasião, Monjo Richard transmitiu ao Presidente João Lourenço uma mensagem verbal do Chefe de Estado congolês, Denis Sassou Nguesso, presidente em exercício da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL).



O também ministro da Defesa do Congo disse que as eleições na RDC devem mobilizar a atenção não só de todos os países da região, mas também do mundo.



Monjo Richard entende que a RDC é um país soberano que tem a sua agenda e que, por isso, vai realizar as suas eleições gerais de forma livre, justa e credível. 



Na mensagem, o Presidente da República do Congo manifestou o desejo de ver reforçadas e diversificadas as relações de cooperação com Angola nos próximos tempos. 



“Vim a Luanda na qualidade de enviado especial do Chefe de Estado da República do Congo, Denis Sassou Nguesso, com o objectivo de transmitir ao Presidente da República, João Lourenço, uma mensagem verbal do seu homólogo”, sublinhou Monjo Richard, à saída da audiência no Palácio Presidencial da Cidade Alta. 



No encontro,   foram abordados aspectos ligados à cooperação bilateral e os mecanismos para o seu reforço, o desempenho da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos sob presidência da República do Congo e a situação política e económica da região da África subsahariana e da África Central.



“A República do Congo assume actualmente a presidência da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos, ao suceder Angola, no ano passado. Ao termos uma oportunidade desta envergadura, aproveitamos para abordar questões de vária ordem ligadas à sub-região”, disse Monjo Richard.



O ministro da Defesa do Congo considerou histórica e diversificada a cooperação entre os dois países, mas defende ser fundamental buscar outros domínios de interesse comum. Por isso, as questões ligadas ao reforço da cooperação foram aspectos abordados durante o encontro, tal como questões relacionadas com a Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos e da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC). 



Ainda na segunda-feira, 5, o Presidente da República, João Lourenço, recebeu, em audiências separadas, dois investidores.



O primeiro foi o presidente da Daymond Corporation, Kevin Yau. Depois foi a vez do presidente da International Resources Limitada, Chung Hon Dak.



Jornal de Angola