Portal Oficial do Governo da República de Angola
Governo

Presidente termina visita à China

O Presidente da República, João Lourenço, termina nesta quarta-feira, 10, em Beijing, a sua visita de Estado à China, depois de ter mantido contactos de alto nível com as autoridades políticas e com os empresários chineses, que culminaram c... Ver mais

Depois de ter sido recebido pelo Primeiro-Ministro, Li Keqiang, pelo presidente do Comité Permanente da Assembleia Popular Nacional da República da China, Li Zhanshu, e ter participado de conversações oficiais, juntamente com o seu homólogo, Xi Jinping, o Chefe de Estado, no seu último dia de visita, desloca-se ao centro de pesquisas da Huawei.

João Lourenço, que recebeu terça-feira, 9, algumas entidades empresariais chinesas, vai inteirar-se do funcionamento daquela empresa do mercado de telecomunicações.

Trata-se do terceiro maior fabricante mundial de smartphones, atrás da Samsung Electronics e da Apple Inc, que registou, em 2017, um aumento de 28 por cento no seu lucro, com suporte de cortes de custos e uma performance sólida no mercado de origem.

Essa multinacional chinesa de tecnologias anunciou, recentemente, a pretensão de instalar brevemente, em Angola, um centro de referência tecnológico para montagem de smartphones, computadores e outros equipamentos.

Além da visita à sede da Huawei, o Presidente angolano desloca-se a Tianjin, uma das mais importantes cidades da China e uma das quatro cidades-municípios do país.

Trata-se da quinta cidade mais rica da China, pelo Produto Interno Bruto, só superada por Shanghai, Beijing, Guangzhou, Shenzhen e da cidade administrativa de Hong Kong.

Será nessa cidade onde João Lourenço termina a sua visita de dois dias, devendo regressar a Angola quinta-feira, 11, com as bases fortes para o reforço da cooperação.

Angop